log-centrohabitat

Contacte-nos

Delegação:
Departamento de Engª Cívil - Universidade de Aveiro
Campus Universitário de Santiago
3810-193 Aveiro

Tel.:  00351 234 401 576 / 910 353 974

Website: www.centrohabitat.net
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

centroHabitat

O Cluster Habitat Sustentável, reconhecido pelo QREN no âmbito das Estratégias de Eficiência Colectiva (EEC) é muito abrangente pois envolve desde o sector extractivo ao da transformação de materiais da construção, passando pela área da construção e reabilitação até outras actividades como as dos fornecedores de bens e equipamentos para o Habitat.

As entidades do Cluster pretendem criar sinergias no sentido do desenvolvimento de novos produtos, tecnologias e sistemas de construção e de uma nova prática de concepção de espaços e envolventes, induzindo uma atitude de inovação através da sustentabilidade do ambiente construído que se pretende geradora de factores de competitividade acrescida.

Este cluster adoptou este tema da Sustentabilidade enquanto factor dinâmico e transversal para o seu desenvolvimento estratégico, pretendendo-se assim contribuir para tornar o “Habitat Sustentável”.

A sustentabilidade constitui o mote para a inovação e para a transformação pretendida no Cluster, com os desejados impactos em termos económicos, sociais e ambientais.

Enquanto no mercado nacional, a EEC perspectiva intervenções principalmente relacionadas com a reabilitação, conservação e qualificação do património construído, no mercado internacional, especialmente nos países em vias de desenvolvimento, perspectivam-se também intervenções relacionadas com construção nova. Em ambos os mercados, a afirmação de uma especialização em construção sustentável por parte das empresas deste cluster pode constituir um elemento de diferenciação, gerando factores de competitividade acrescidos face à concorrência internacional.

O objectivo para este Cluster é desenvolver uma dinâmica concertada que procure, através da inovação, da qualificação e da modernização das empresas, o reforço da sua competitividade, mobilizando para tal um conjunto de entidades diferenciadas do Cluster.

A sustentabilidade do ambiente construído é um factor crucial de promoção da inovação e competitividade no Cluster, pois pode implicar um reforço de competitividade das empresas, por via do desenvolvimento de materiais, produtos, tecnologias e processos de alto conteúdo tecnológico e valor acrescentado, valorizados pelo actual mercado.

Pretende-se facilitar o aparecimento de projectos de inovação, com a disponibilização de condições para a sua concretização em parceria. As empresas e outros agentes de desenvolvimento terão aqui uma oportunidade para enquadrar o seu desenvolvimento estratégico à luz da Estratégia de Eficiência Colectiva do Cluster Habitat Sustentável, aproveitando as sinergias nele reunidas. Pretende-se aumentar a competitividade das empresas, em consequência do incremento do valor acrescentado dos produtos e serviços empresariais orientado pelos conceitos da Construção Sustentável.

PARCEIROS ÁGUEDA CONCEPT 2012

Faça clique sobre o logo para conhecer o parceiro

border-parceiros

  • blank log-cma  log-aguimoveis  log-newdomus log-amorim log-qual log-revigres

  • blank log-italbox log-expolux log-sanindusa  log-macel  log-montanha log-centrohabitat 

  • blank log-mrgroup  log-solzaima log-enerwise  log-carfogo  log-tupai  log-critec

  • blank log-pecol log-kisolucoes log-abarbosa  log-socivouga  log-dlight  log-aea 

  • blank log-om log-rodi log-beko log-tt   log-monitar log-compincar 

  • blank log-julcar   log-belafibra  log-vidal  log-orbita  log-globaltronic